Return to site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biovilla - Palmela -   Dias 7, 8, 9 e 10 de Abril

 

 

Curso de Aprofundamento Dragon Dreaming

PORQUÊ?

Existem cada vez mais pessoas interessadas em ferramentas colaborativas. Procuram nestas, uma alternativa às estruturas, unicamente, hierárquicas de comando e controle. Além disso, procuram realizar projectos alinhados com o seu propósito que tenham significado e que contribuam para uma cultura ganha-ganha-ganha que reconhece a força da nossa interdepedência.

 

Metodologias colaborativas como o Dragon Dreaming permitem que as vozes de todos os membros das equipas sejam ouvidas desde o Sonho do projecto, passando pelo Planeamento, até ao Fazer e à Celebração com sabedoria.

O Dragon Dreaming é uma tecnologia social integral de alta eficiência e envolvimento, que cria caminhos para transformar os sonhos das pessoas em realidade. Combina o pragmatismo das ciências da gestão e economia, com a subjetividade intuitiva da Ecologia Profunda e de saberes ancestrais dos aborigines australianos que reconhecem a íntima conexão entre Homem com a Natureza.

Desde 1988 que esta metodologia tem sido aplicada em projectos, empresas (por exemplo Natura), bancos (como Santander), ecovilas, universidades, movimentos populares, órgãos governamentais (como o Ministério da Justiça do Brasil), empreendimentos com comunidades indígenas, escolas, organizações sem fins lucrativos, Startups e outras instituições.Os resultados são surpreendentes assim como os níveis de conexão e motivação das pessoas, grupos e comunidades.

Pela primeira vez em Portugal estamos a implementar o nível de Aprofundamento do Dragon Dreaming.Este programa inovador combina os últimos desenvolvimentos e investigação realizados por John Croft, o criador desta metodologia e os mais recentes avanços protagonizados pelos formadores internacionais de Dragon Dreaming.

Após vários anos de facilitação de Cursos introdutórios acreditamos que existe massa critica em Portugal para a realização de um Curso de Aprofundamento.

Neste curso serão aprofundados temas como a visão de mundo do Dragon Dreaming, processos como o Círculo de sonhos, Objetivos/metas, Karabirrdt/mapa do projeto. Serão trabalhados processos avançados da metodologia, tais como: a Motivação dos envolvidos, Análise sistêmica e de risco, Mapeamento dos actores, Indicadores de sucesso, Bloqueios na realização de projectos, Angariação de Recursos e Fundos, Abordagens à governança como as Organizações de Centro Vazio e estratégias de facilitação de grupos.

O Dragon Dreaming promove um ambiente de participação activa, de escuta e entendimento mútuo, onde o objectivo maior é ouvir e expressar a visão de cada participante e do colectivo. Uma excelente oportunidade para grupos que já iniciaram ou que pretendem iniciar um projeto coletivo e colaborativo.

PARA QUEM?

​Fizeste o curso introdutório, queres aprofundar e consolidar os teus conhecimentos?

Queres conhecer mais ferramentas do Dragon Dreaming além das que conheceste do Curso Introdutório?

Tens uma equipa e sentes que precisas de mais ferramentas para criar maior compromisso e facilitar melhor a fase do Planear, Fazer e Celebrar?

Achas a metodologia interessante mas encontraste bloqueios ao tentar implementar o teu projecto?

Tens um projecto e gostaria de colocá-lo na pratica de forma colaborativa e conectada com os sonhos e propósitos de todos?

Queres descobrir mais sobre ti e como o Dragon Dreaming pode ajudar no teu desenvolvimento pessoal?

Recomendamos este curso a todos os que tenham realizado um curso Introdutório Dragon Dreaming ou que tenham realizado um projecto utilizando esta metodologia. Caso não tenhas estes requisitos entra em contacto connosco para orientarmos como poderá ser o teu envolvimento no Curso.

Gostaríamos de ampliar o número de pessoas que utiliza esta metodologia em Portugal.Para que possam utilizá-la para o seu desenvolvimento pessoal,fortalecimento de grupos e comunidades, e serviço ao planeta.

É também nosso objectivo com este curso capacite novas pessoas para facilitarem grupos,palestras de apresentação e workshops

Devido à sua versatilidade esta metodologia pode ser aplicada nos nossos projectos, na nossa vida pessoal, para facilitar e capacitar grupos em contextos diversos como empresas, escolas, associações,etc

COMO SERÁ?


A formação terá um foco na prática vivencial do Dragon Dreaming. Haverá oportunidades para trabalhar num projecto real comum durante toda a formação, de uma forma suportada e com espaço para questões e esclarecimento de cada processo.

Este formato intensivo e de aprofundamento é um nível fundamental para as/os interessadas/os na facilitação e no Curso de Formação de Formadores de Dragon Dreaming.

O formato está desenhado para acomodar sessões individuais de apoio aos projectos trazidos pelos participantes.

PROGRAMA

 

BENEFíCIOS

Este Curso é um nível avançado para quem quer tornar-se formador desta metodologia.

Terás oportunidade de desenhar projectos alinhados com os teus valores e propósitos, suportada por facilitadores experientes. É também uma viagem de auto-conhecimento para cada participante permitindo-o ganhar um maior nível de consciência da sua relação consigo, com o projecto, equipa e com o meio ambiente

Além do apoio durante a formação. Gostaríamos de oferecer um apoio especial após a formação através de:

+ 1 Sessão presencial de apoio ao projecto do participante
+ 1 Sessão online via skype
+ Material de formação
+ Ligação à rede internacional de projectos e formadores de Dragon Dreaming

+ Certificado de participação

QUANDO ?

 


6 (opcional), 7 , 8, 9 e 10 de Abril 2016

ONDE?

broken image

Biovilla Sustentabilidade - Palmela

http://www.biovilla.org/biovilla/

Mapa como chegar

PROGRAMA

PREÇO 

 


360 Euros - incluindo facilitação, materiais, alojamento e alimentação. Número de vagas limitadas.
450 Euros - Valor para empresas. Este valor permitirá criar maior equidade e facilitar a participação de pessoas com menos recursos através de atribuição de bolsas.

COMO REGISTAR

 


Contacta para geral@biovilla.org

BIO DOS FORMADORES

broken image

Virgílio Varela. Sou um apaixonado pela educação enquanto ferramenta de descoberta e crescimento. Tenho uma vasta experiência na utilização de ferramentas inovadoras no trabalho com jovens, comunidades e empresas: como por exemplo Participatory Rural Appraisal, Asset Based Community Development, Jogo Oásis-Instituto Elos, Open Space Technology, Design Thinking, Dragon Dreaming - desenho e gestão de projectos colaborativos e sustentáveis.

Realizei as minhas formações de Dragon Dreaming com Ita Gaubert e os cursos de formação de formadores(Alemanha) e de Bloqueios (França) com John Croft. Desde 2012 que facilito cursos de Dragon Dreaming em Portugal,Brasil e Moçambique. O meu conhecimento foi desenvolvido, ao longo de mais de 20 anos, na prática, no terreno com grupos, comunidades e empresas, realizando projectos reais e reflectindo sobre essas aprendizagens.

broken image

Ruth Andrade tem paixão por processos participativos e colaborativos que estão ancorados em uma visão de mundo conectada e em rede. Ela é facilitadora e treinadora de Dragon Dreaming desde 2011 e já deu oficinas em Portugal, Brasil e Inglaterra. Ela combina mais de vinte anos de prática em educação e treinamento, doze anos de experiência no mundo corporativo e agora uma vivência rica em empreendedorismo e startups. Seu sonho é manifestar a inteligência dos padrões da natureza em projetos e organizações para a Grande Virada.